O CARTEIRO CHEGOU: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SÉRIES INICIAIS

  • Claudineia Schadek Labiak Burei FIESA
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT

Abstract

Este relato de experiência foi desenvolvido com crianças do segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dom João VI. Durante o primeiro semestre letivo de 2018 foram realizadas atividades didáticas com base no livro “O carteiro chegou”, de Janet & Allan Ahlberg, publicado em 2007. A sequência didática tinha como objetivo utilizar o livro como modelo, pois o mesmo traz uma intertextualidade entre contos infantis e gêneros textuais. Como na história existe um carteiro que entrega correspondências para personagens clássicos das histórias infantis, também nas atividades foram sendo elaboradas as várias modalidades de correspondências. Para cada correspondência foi utilizado um gênero textual. Isto resultou no desenvolvimento de oficinas com produções escritas de convite de aniversário, carta, panfleto de propaganda, cartão de aniversário e cartão postal. As atividades produzidas pelas crianças foram utilizadas na confecção de um livro artesanal, no qual foram anexadas as produções desenvolvidas durante o trabalho.

Author Biographies

Claudineia Schadek Labiak Burei, FIESA

Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2007), com especialização em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil.

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

References

AHLBERG, J. e ALLAN. O carteiro chegou. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.

ARAÚJO, Denise Lino de. Gêneros (escolarizados) em contextos de ensino/ Wiliany da Silva (orgs)- 1°edição Curitiba: Appris, 2015.

ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como se faz) sequência didática? Fortaleza: Entre palavras. Ano 3, v.3, n.1, p. 322-334, jan/jul 2013. Disponível em: . Acessado em 27/07/2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília 144p. 1.Parâmetros curriculares nacionais. 2. Língua portuguesa: Ensino de primeira à quarta série. I. Título.

BRONCKART, Jean-Paul. Les différentes facettes de l’interactionnisme socio-discursif. Calidoscópio Revista de Lingüística Aplicada, n. esp.: International Congress on Language and Interaction, p. 22-25, 2006.

CABRAL, Natanael Freitas. Sequencias didáticas: estruturas e elaboração. Belém: SBEM/SBM-PA, 2017. 104p.

DOLZ, Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência francófona. In: Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p.41-70.

HILÁ, Claudia Valéria Dona. (UEM-PG/UEL) Elvira Lopes Nascimento (UEL). O carteiro chegou: uma proposta de sequência didática para séries iniciais,) Revista Pro língua – ISSN 1983-9979. Volume 2. Número 1-jan/jun. de 2009. Disponível em: . Acessado em 30/07/2015.

LIMA, Maria Irlane Soares de. Sequência didática em uma turma do 2º ano do ensino fundamental no município de João Pessoa: uma proposta de intervenção /Maria Irlane Soares de Lima. -- João Pessoa, 2014.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Sequências didáticas para produção escrita na escola: um registro de práticas bem-sucedidas no ensino fundamental e médio. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2012. (Inédito).

MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, [S.l.], v. 6, n. 3, p. p. 547-573, out. 2010. ISSN 1982-4017. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

PESSOA, Ana Claudia Goncalves. Sequência didática. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores/ Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: . Acessado em 06/08/2018.

PPP. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Dom João VI. Ano de 2017. Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte de Nova Monte Verde-MT.

SCHNEUWLY, Bernard & Dolz, Joaquim. Os gêneros escolares, das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, mai/jun/jul/agos,1999.

SEGATE, Aline. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D'Água, São Paulo, n. 23, p. 13-24, sep. 2010. ISSN 2236-4242. Disponível em: . Acesso em: 25 julho 2018.
Published
2019-08-08