O CARTEIRO CHEGOU: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SÉRIES INICIAIS

  • Claudineia Schadek Labiak Burei FIESA
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT
Palavras-chave: Sequência Didática. Gêneros Textuais. Alunos.

Resumo

Este relato de experiência foi desenvolvido com crianças do segundo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dom João VI. Durante o primeiro semestre letivo de 2018 foram realizadas atividades didáticas com base no livro “O carteiro chegou”, de Janet & Allan Ahlberg, publicado em 2007. A sequência didática tinha como objetivo utilizar o livro como modelo, pois o mesmo traz uma intertextualidade entre contos infantis e gêneros textuais. Como na história existe um carteiro que entrega correspondências para personagens clássicos das histórias infantis, também nas atividades foram sendo elaboradas as várias modalidades de correspondências. Para cada correspondência foi utilizado um gênero textual. Isto resultou no desenvolvimento de oficinas com produções escritas de convite de aniversário, carta, panfleto de propaganda, cartão de aniversário e cartão postal. As atividades produzidas pelas crianças foram utilizadas na confecção de um livro artesanal, no qual foram anexadas as produções desenvolvidas durante o trabalho.

Biografia do Autor

Claudineia Schadek Labiak Burei, FIESA

Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2007), com especialização em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil.

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Referências

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Publicado
2019-08-08