A FUNÇÃO DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • José Carlos de Melo UFMA
Palavras-chave: Criança. Ensino Fundamental. Brincadeiras. Lúdico.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o processo de transição de crianças com seis anos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, bem como, a função do lúdico nesse momento e a importância de se garantir o brincar como direito da criança no seu desenvolvimento cognitivo e social. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa com base em autores como Kishimoto (2002), Kramer (2007), Vygotsky (2007), e nos documentos que regem a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases e a Lei n 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, que amplia o Ensino Fundamental de oito para nove anos. As análises evidenciaram que a promoção de atividades lúdicas no processo de transição entre a primeira e a segunda etapa da educação básica contribui de forma significativa para o ensino e a aprendizagem das crianças nos aspectos cognitivo e motor.

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, UFMA

Pós-doutor em Educação pela UNISANTOS. Doutor em Educação pela PUC-SP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Docente Associado I do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro de Núcleo de Educação & Infância da UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência -GEPEID. 

 

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Publicado
2019-11-11