A ORIENTAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NAS PEQUENAS E MÉDIAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Palavras-chave: Orientação para a Aprendizagem. Instituições de Ensino de Pequeno e Médio Porte. Coeficiente de Validade de Conteúdo. Análise Fatorial Exploratória.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de propor e validar uma escala de conceito para a medição da Orientação para a Aprendizagem (OA) no ambiente das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza descritiva-quantitativa, iniciada pela revisão da literatura para a identificação dos indicadores utilizados na operacionalização da OA. Desta forma, emergiu a proposta de uma escala de mensuração da OA, que foi validada por meio de um processo que envolveu o uso do coeficiente de validade de conteúdo em uma avaliação de juízes, pré-teste e análise estatística de consistência interna e validade discriminante, a partir de levantamento junto à uma amostra probabilística de 161 diretores de PMIES privadas do Estado de São Paulo. Todos os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória com finalidade confirmatória, o que proporcionou adequações e por fim, a validação da escala, que se tornou um modelo de mensuração da Orientação para a Aprendizagem, consolidada como um construto unidimensional (α = 0,79), operacionalizada por quatro variáveis, que são apresentadas neste artigo.

Biografia do Autor

Diogo Martins Gonçalves de Morais, Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Professor Doutor vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia Termomecânica.

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor Doutor vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Tecnologia da Termomecânica.

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professora Doutora vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Publicado
2019-08-08