CIÊNCIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EM DIAMANTINA
Abstract
Este artigo discute a relação entre a universidade e a comunidade, tendo como eixo condutor o conceito de cidadania cultural e sua articulação com a educação patrimonial. A discussão é parte da pesquisa doutoral realizada em 2012, intitulada: “O Anjo da Meia Noite e as Vesperatas em Diamantina: tensões na produção de uma manifestação cultural”, na qual buscou-se compreender as relações entre os campos econômico, cultural, político e do patrimônio que envolvem a produção das Vesperatas. Durante o trabalho de campo, evidenciou-se, a partir da observação do distanciamento das populações dos bairros mais afastados em relação ao centro histórico, a necessidade da formação para a educação patrimonial e o exercício da cidadania cultural, sobretudo com a criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Iniciou-se então, um trabalho de pesquisa das ações, projetos e programas dessa universidade, como importante centro de pesquisa da região dos vales, que buscassem atender essa demanda de formação da comunidade para o acesso aos bens culturais e para a conscientização crítica das fraturas e distâncias culturais, bem como para fomentar as discussões sobre como melhor distribuir os recursos que garantam a efetiva diminuição dessas distâncias.
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