PRÁXIS E REFLEXÕES DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Abstract
O objetivo deste trabalho é abordar o contexto histórico e as concepções da avaliação considerando a sua prática no âmbito escolar através de uma pesquisa realizada em três escolas (duas públicas e uma particular) em Palmas-TO, partindo de uma pesquisa bibliográfica seguida de estudo de caso e coleta de dados (aplicação de questionário). Para fundamentar, buscamos os pressupostos teóricos em Hoffman (2008), Libâneo (1994, 2002 e 2005), Lukesi (1984, 1994, 1995 e 2002), Haydt (1992) e LDB (1996). Com esta pesquisa conhecemos e compreendemos a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação utilizados por professores no processo ensino/aprendizagem e como esses métodos contribuem para a construção do conhecimento, uma vez que o significado de avaliação está relacionado com o modelo político pedagógico vigente. Identificamos que algumas escolas estão no caminho da construção de uma avaliação explícita e formativa, entretanto, outras se encontram sem pilares na edificação do processo avaliativo. É importante que a instituição estabeleça uma avaliação justa, coerente e transparente perante os professores como facilitadores e mediadores na educação e perante os alunos, como aprendizes, para que se sintam confortáveis e confiantes diante dos instrumentos avaliativos.
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