SAÚDE DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO EM FINAL DE PERÍODO LETIVO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ESTRESSE

  • Rogério da Silva Coelho Universidade de Mogi das Cruzes
  • Renan Antônio da Silva Unesp
  • Fernando Bicocchi Canova Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Docente universitário. Adoecimento docente. Políticas educacionais.

Resumo

Estuda-se o estresse no trabalho docente do ensino superior no Brasil. São objetivos deste estudo: avaliar o estresse de docentes de instituições de ensino superior privado em final de período letivo e estudar as politicas públicas para o ensino superior no Brasil. Este trabalho propõe a realização de pesquisa exploratória- descritiva de viés quanti-qualitativo, com um tipo de recorte transversal. A coleta de dados se deu por meio de um questionário sócio demográfico e com Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp. Foram sujeitos desta pesquisa 114 docentes de instituições de ensino superior privado de várias partes do Brasil, totalizando: 56 mulheres e 58 homens. O grupo de docentes foi escolhido de forma aleatória na rede de contatos dos pesquisadores. Concluiu-se que o excesso de trabalho no final do período letivo é uma das constantes entre os participantes, pois alguns trabalham muitas horas semanais com muitas atribuições na vida profissional e particular.

Biografia do Autor

Rogério da Silva Coelho, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduado em Biomedicina e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente no curso de Biomedicina na Universidade de Mogi das Cruzes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4221470380066849.

Renan Antônio da Silva, Unesp

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes. Pós – Doutorando pela UNESP/Marília. Pesquisador/Docente na Universidade Estadual do Tocantins.

Fernando Bicocchi Canova, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Doutor em Biologia funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, docente na Universidade de Mogi das Cruzes.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Docente no Programa de Mestrado em Politicas Publicas da Universidade de Mogi das Cruzes e líder do GRUPPU, CNPq.

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Publicado
2019-07-18