EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Abstract
O presente artigo aborda o relatório de experiência do estágio supervisionado I a partir do projeto pedagógico “A literatura infantil e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem” aplicado na Escola Municipal Raimundo Ernesto da Silva, tendo como público-crianças da educação infantil, da turma de nível IV, constituída por 21 (vinte e um) alunos de 04 (quatro) anos de idade. Esse estudo tem o objetivo de relatar a experiência das práticas pedagógicas interdisciplinares mediante o subsídio literatura infantil com foco nas contribuições que o mesmo traz para o processo de aprendizagem dos educandos. De tal maneira, emprega-se a intervenção didática por meio do projeto pedagógico que teve como principais referenciais teóricos: Abramovich (1993), Antunes (2011), Brasil (1996), Freire (2005), Paviani (2005), Vygotsky (1998) dentre outros. Com relação à efetivação do estágio, os resultados asseguram a apreensão do respeito por parte das crianças, interação quanto às atividades e dinâmicas, tornando a sala de aula um ambiente rico em inclusão e aprendizagem, bem como revelaram que a complexidade do ensino é muito ampla, e que a capacitação do professor e a participação da família são indispensáveis para esse processo.
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