DERROCAMENTO DO PEDRAL DO LOURENÇÃO: A MERCANTILIZAÇÃO DA NOTÍCIA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO RIO TOCANTINS
Abstract
Aborda-se o tema da mercantilização da notícia, com foco no rio Tocantins sob interesse capitalista no sudeste do Pará. Objetiva-se analisar conteúdos veiculados nos jornais impressos “Opinião” e “Correio do Tocantins”, na cidade de Marabá (PA), sobre o empreendimento denominado derrocamento do “Pedral do Lourenção”, resultante da dragagem de um conjunto de rochas em um trecho de 43 quilômetros do Rio Tocantins no município de Itupiranga (PA). A análise tem base na Teoria Crítica, envolvendo categorias da alienação, fetiche, reificação e crítica à premissa da Indústria Cultural. Destacam-se os teóricos Adorno, Horkheimer, Matos, Barbero, Pereira Jr., Costa, Lukács e Marx. Aponta-se o papel da informação jornalística revestida em mercadoria, ao entregar aos leitores as notícias fabricadas sobre o derrocamento do pedral como instrumento utilizável pelo capital; pauta-se um estilo de vida vinculada às relações comerciais em detrimento de outros formatos de relação, como a afetiva e a social.
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