A GESTÃO PARTICIPATIVA BRASILEIRA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Abstract
Este artigo acadêmico tem o objetivo de, através de uma reflexão teórica da história de construção acadêmica curricular e disciplinar da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no mundo, perpassando os caminhos que fizeram com que ela chegasse ao Brasil e destacando todo o seu processo de desenvolvimento, também na América Latina, inclusive exemplificando implementações por tecnologias sociais, assim possam ser realizados apontamentos para identificar os motivos pelas quais a participação social é importante para este ramo, ressaltando a importância de suas atuações e os reflexos que tem na sociedade contemporânea, bem como esclarecendo como podem ocorrer diante da perspectiva política e democrática brasileira.
References
ALBAGLI, Sarita. Território e territorialidade. In: ------. Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 23-69, 2004.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Editora da UFSC: Florianópolis/SC, ed. 3. 2011.
BAZZO, W. A. Quase três décadas de CTS no Brasil! Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8427>. Acesso em: 13 de junho de 2019..
BRIONES, Guilhermo. Epistemología de lãs Ciencias Sociales. Instituto Colombiano para el Fomento de laEducación Superior, ICFES, 2002.
CRISPINO, Alvaro; DE LIMA, Leonardo Silva; DE ALBUQUERQUE, Márcia Bengio; DE FREITAS, Ana Claudia Carvalho; DA SILVA, Marco Aurélio Ferreira Brasil. A área CTS no Brasil vista como Rede Social: onde aprendemos? Revista Ciência & Educação: Bauru/SP, v. 19, n. 2, p. 455-479. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a15v19n2.pdf>. Acessado em 16 de junho de 2019.
CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: um convite. Editora da UFSC: Florianópolis/SC, ed. 3. 2011.
CUTCLIFFE, Stephen H. La emergencia de CTS como campo académico. In: ------. Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2003. p. 07-24.
DA SILVA, Danilo Morais. Estado e Sociedade: as políticas públicas e o estado de bem-estar social. Correio de Rondônia. 2018. Disponível em: <https://correioderondonia.com/artigos/estado-e-sociedade-as-politicas-publicas-e-o-estado-de-bem-estar-social/>. Acessado em 28 de maio de 2019.
DA SILVA, Danilo Morais; RIBEIRO, Ana Claudia Dias; SILVA FILHO, Esiomar Andrade. As redes sociais como ferramenta para acesso à informação na administração pública. In: ------. Dossiê Políticas Públicas e Participação Social. Revista Perspectivas em Políticas Pública, UEMG: Belo Horizonte/MG. vol. XI; nº 21, p. 267-294. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2894>. Acessado em 11 de junho de 2019.
DANTAS, Eugênia Maria; DINIZ MORAIS, Ione Rodrigues. Território e territorialidade: abordagens conceituais. UFRN e UEPB. 2008.
DAGNINO, Renato; DAVIT, Amilcar; THOMAS, Hernán. El Pensamiento em Ciencia, Tecnología y Sociedade em latino américa: una interpretación política de su trayectoria. Redes, v. 03, n. 07, 13-51, set. 1996.
DASKALOPOULOU, Irene. Individual-Level Evidence on the Causal Relationship Between Social Trust and Institutional Trust. Social Indicators Research: p. 1-24, Springer. 2018.
DOS SANTOS, Lucy Woellner; ICHIKAWA, Elisa Yoshie. CTS e a participação pública na ciência. In: ------. Ciência tecnologia e sociedade: o desafio da interação. IAPAR: Londrina/PR, p. 239-273. 2002.
ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Catálogo de Cursos. Brasília, DF. 2019. Disponível em: <http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4015/1/Catalogo_cursos_completo.pdf>. Acessado em 12 de junho de 2019.
EV.G – Portal Único de Escolas de Governo. Conheça a Escola. 2019. Disponível em: <https://www.escolavirtual.gov.br/conheca-a-escola>. Acessado em: 12 de junho de 2019.
FDR – Fundação Demócrito Rocha. UANE – Universidade Aberta do Nordeste. Disponível em: <http://fdr.org.br/uane/>. Acessado em 12 de junho de 2019.
FEENBERG, Andrew. Ten paradoxes of technology. Biennial Meeting oftheSociety for PhilosophyandTechnology. Techné 14:1 Winter 2010.
FEENBERG, Andrew. Do Essencialismo ao Construtivismo: a Filosofia da Tecnologia em uma Encruzilhada. S. l.: S. n., s/d. p. 01-60. 2010.
GADDA, Tatiana Maria Cecy. Telecoupling – Recognizing Interactions Between Distant Socio-Ecological Systems Profoundly Affect Nature and Nature’s Contribution to people. In: ------. The regional assessment report on biodiversity and ecosystem services for the Americas. IPBES, Secretariat of the Interfovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, Bonn, Alemanha. P. 491-497. 2018.
GAMA, Ruy. O que é tecnologia?. In: ______. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel/Edusp, 1986. p. 36-82.
HOJE EM DIA. Justiça determina que governo suspenda contingenciamento de verbas da educação. 2019. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/justi%C3%A7a-determina-que-governo-suspenda-contingenciamento-de-verbas-da-educa%C3%A7%C3%A3o-1.719649>. Acessado em 13 de junho de 2019.
ILB – Instituto Legislativo Brasileiro. Institucional: Escola de Governo. 2019. Disponível em: <https://saberes.senado.leg.br/>. Acessado em 12 de junho de 2019.
LATOUR, Bruno. Um coletivo de humanos e não-humanos: no labirinto de Dédalo. In: ------. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC, p. 201-46, 2001.
LINSINGEN, Irlan von; BAZZO, Walter A.; PEREIRA, Luiz T. V. O que é ciência, tecnologia e sociedade? In: ------. Introdução aos estudos CTS: ciência, tecnologia e sociedade. Espanha: OEI, 2003. p. 119-156.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget,
PENTEADO, Rosângela de Fátima Stankowitz; DE CARVALHO, Hélio Gomes; STRAUHS, Faimara do Rocio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma revisão teórico-empírica. Revista Eletrônica FAFIT/FACIC: v. 02, n. 01, p. 35-43. 2011. Disponível em: <http://www.fafit.com.br/revista/index.php/fafit/article/viewFile/23/14>. Acessado em 16 de junho de 2019.
THOMAS, Hernán Eduardo. Tecnologías para lainclusión social y políticas públicas en América Latina. In: ------. OTTERLOO, Aldalice et. al. Tecnologias Sociais: Caminhos para a Sustentabilidade. Rede de Tecnologia Social (RTS). P. 25-81. Brasília. 2009.
VACCAREZZA, Leonardo Silvio. Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de lá cuestiónen América Latina. Revist@ do Observatório do Movimento pela Tecnologia Social da América Latina, v. 01, n. 01, p. 42-64, jul. 2011.
VARSAVSKY, Oscar. Ciencia, Política y Cientificismo. Centro Editor de América Latina,1969.
WINNER, Langdon. “Do Artifacts have Politics?”. In: ------. “The Whale and the Reactor – A Search for Limits in an Age of High Technology”. Chicago: The University of Chicago Press, p. 19-39. 1986.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).