LETRAMENTOS E PLNM: DISCUTINDO COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS A ESTRANGEIROS PARA A LEITURA DE UM JORNAL POPULAR
Abstract
O ensino de Língua Portuguesa em contextos em que ela é língua “não materna” (PLNM) é um desafio aos profissionais da educação linguística. Por seu caráter particular e diferente do ensino em contextos regulares – isto é, em contextos de português língua materna (PLM) –, a área necessita de discussões, teorias e práticas próprias, que possam dar conta de suas especificidades (RIBEIRO, RIBEIRO e BATISTA: 2016; MEYER: 2016). Em nosso texto, discutimos acerca da área de ensino de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas, a partir de uma base teórica e conceitual específica: a dos letramentos, assumidos aqui em perspectiva social (STREET: 2006), contextual e múltipla (ROJO: 2009), considerando a língua um fenômeno social, histórico e cultural. Assim, discorrendo acerca das duas áreas supracitadas e estabelecendo pontos de aproximação entre ambas, expomos uma possível prática pedagógica e didática que possa ser aplicada em um contexto de ensino, tendo como base um gênero textual (MARCUSCHI: 2008; BRONCKART: 1999, 2006; ROJO e BARBOSA: 2015) específico: as manchetes do jornal carioca Meia Hora de Notícias.
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