A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL NA AFIRMAÇÃO DA CIDADANIA
Abstract
O presente artigo tem como escopo essencial fazer um estudo do pensamento decolonial como campo auxiliador na construção da cidadania. Com base nos principais teóricos sobre o tema, o trabalho discorrerá, na primeira parte, sobre os conceitos e definições do colonialismo e da colonialidade, explicitando diferenças, objetivos e consequências dos mesmos. Em seguida, apresentará o pensamento decolonial latino americano como campo de reflexão epistemológica e superação das verdades eurocêntricas tidas como universais, objetivas, concretas e imutáveis, muitas vezes utilizadas para desumanização e (des)classificação de povos colonizados e não europeus considerados inferiores (indígenas, africanos e mestiços). Por fim, traz-se uma discussão sobre a cidadania como conjunto de direitos e deveres, e como projeto teleológico emancipatório, libertador e transformador em relação aos padrões opressores do paradigma moderno-colonial-capitalista.
References
BELLO, Enzo. O pensamento descolonial e o modelo de cidadania do novo constitucionalismo latino-americano. Brasil Universidade Federal Fluminense. Rua Tiradentes, 17, Bairro Ingá, 24210-510, Niterói, RJ, Brasil, 2015.pdf. Disponível em: < revistas.unisinos.br/index.php/RECHTD/article/view/rechtd.2015.71.05/4547>.
Acesso: 06/02/2019.
CAMARGO, Orson. "Conceito de Cidadania"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm>. Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
CARVALHO, Juliéverson Messias de. Raça e Colonialidade do Ser a Descolonização Epistêmica. Foz do Iguaçu: Ed. Unila, 2014. Disponível em: < https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1090?show=full>. Acesso: 10/02/2019
COLAÇO, Thais Luzia; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas Perspectivas para a Antropologia Jurídica na América Latina: o Direito e o Pensamento Decolonial. Volume IV. Florianópolis: Ed. Fundação Boiteux, 2012.
DALLARI, Dalmo. O que é Cidadania. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14. Disponível em : <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/oque_e_cidadania.html>. Acesso: 06/02/2019.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 2008: p. 115-147
HERNÁNDEZ Sandra, et al. Colóquio de Estudos Descoloniais: deslocamentos epistemológicos do poder, do ser e dos saberes. Lyon – França, 20015. pdf. Disponível em: < https://calenda.org/324869?file=1>. Acesso: 22/01/2019
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de Identidade em política. Tradução: NORTE, Ângela Lopes. Caderno de Letras da UFF. Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008. Disponível:<http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/34/traducao.pdf>. Acesso: 03/02/2019
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. O que é uma Educação Decolonial?. 2019?. pdf. Disponível em: < https://www.academia.edu/23089659/O_QUE_%C3%89_UMA_EDUCA%C3%87%C3%83O_DECOLONIAL. Acesso: 14/04/2019.
PINTO, Roberto de Souza; MIGNOLO, Walter D. A modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. Porto Alegre: Civitas, v. 15, n. 3, p. 381-402, 2015.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: ed. CLACSO, 2005. pdf. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso: 015/01/2019.
REIS, Maurício de Novais; ANDRADE, Marcilea Freitas Ferraz de. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Acadêmico, nº 202, p.1-11, 2018pdf,.
ROSEVICS, Larissa. Diálogos internacionais. Do pós-colonial à decolonialidade: reflexões críticas do mundo contemporâneo. p. 187-191, 2014. pdf. Disponível: <http://www.dialogosinternacionais.com.br/2014/11/do-pos-colonial decolonialidade.html>. Acesso: 08/02/2019
SANTOS, Boaventura de S. Epistemologia do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2010.
SILVA, Delma Josefa da. A emergência da educação escolar Quilombola no contexto das relações étnico-raciais no Brasil. Recife: Tópicos Educacionais. Vol.20, 2014.
STREVA, Juliana Moreira. Colonialidade do ser e Corporalidade: O racismo brasileiro por uma lente descolonial. Revista Antropolítica, n. 40, Niterói, p.20-53, 1. pdf, 2016
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).