RESSOCIALIZAÇÃO POR MEIO DA EDUCAÇÃO: UMA ALTERNATIVA POSSÍVEL
Abstract
A educação no Brasil é um Direito de todos e Dever do Estado, é alto o índice de crianças e adolescentes em fase escolar que estão matriculados na educação básica, porém os números ainda são alarmantes daqueles que se encontram fora desse processo, principalmente no sistema carcerário, onde se encontram milhares de pessoas em conflito com as normas de conduta sociais, sistema esse que se apresenta em crise. Este trabalho de cunho descritivo propôs uma reflexão sobre educação, poder e violência, levantando hipóteses acerca da educação como ferramenta de poder, o papel da educação frente a violência e quanto a ressocialização por meio da educação. Embora a educação seja a espinha dorsal para uma sociedade menos violenta, desigual e uma possível ressocialização do preso, ela se configura como um mecanismo de poder e percebemos negligencia por parte do Estado quando se trata se investimentos financeiros na área.
References
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), V.12, N.2, p. 469-475, Julho/Dezembro 2008.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1998. Disponível em:. Acesso em 27 Fev 2019.
BRASIL. Senado Federal. Lei n. 7.210/84. Lei de Execução Penal. Brasília: Senado Federal, 2008.
EIZIRIK, Marisa Faermann; COMERLATO, Denise. A escola (in) visível: jogos de poder, saber, verdade. UFGS, 2004.
FOUCAULT, Michel; RAMALHETE, Raquel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Vozes, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
GUIRRE, Luis Pérez. Si digo educar para los derechos humanos. Disponível em: http://www.corteidh.or.cr/tablas/r24458.pdf>. Acesso em 27 Fev 2019.
MELO, José Wilson Rodrigues de. Multiculturalismo, diversidade e direitos humanos. Curitiba: CRV, 2016.
MESZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.
OLIVEIRA, G. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, 2002. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n2/uma_discussao_sobre.pdf.>. Acesso em: 18 Jan 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.
SILVA, Ainda Maria Monteiro. Educação e violência: qual o papel da Escola? UFPE, 2010.
VERDÉLIO, Andreia. Com 726 mil presos, Brasil tem terceira maior população carcerária do mundo. Agência Brasil. Dez 2017. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-12/populacao-carceraria-do-brasil-sobe-de-622202-para-726712-pessoas> Acesso em: 18 Jan 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).