POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO

  • Thaís Almeida de Aguiar Unitins
  • Willian Silva Dias Unitins
  • Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins
Palavras-chave: Ensino superior. Políticas públicas. Educação.

Resumo

Este artigo foi escrito como requisito para composição da nota avaliativa do Bloco I de disciplinas do curso de pós-graduação lato sensu Educação, Sociedade e Violência da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), com base teórica na disciplina “Educação, Violência e Políticas Públicas”, tema: Políticas Públicas pelos direitos à educação no Brasil. Esta pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Tem como objetivo geral apresentar a educação como um direito social, as noções introdutórias sobre políticas públicas educacionais e seu contexto histórico, e investigar quais os desafios e avanços nas políticas públicas para democratizar o acesso ao ensino superior. Teve como norte a pergunta: “As políticas públicas adotadas no Brasil são voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior?”.

Biografia do Autor

Thaís Almeida de Aguiar, Unitins

Graduada em Direito pela Faculdade Católica do Tocantins (2016). Pós-graduanda em Sociedade, Educação e Violência pela Universidade Estadual do Tocantins.

Willian Silva Dias, Unitins

Graduado em Direito pela Faculdade Serra do Carmo (FASEC). Pós-graduando em Educação, Sociedade e Violência pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1979). Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.

Mestre em Educação. Pedagoga. Professora da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. Coordenadora de Projetos e Programas da Escola Pública de Educação Básica. Palmas – TO.


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Publicado
2019-06-19