CONSIDERAÇÕES SOBRE COMÉRCIO FORMAL E INFORMAL NO BRASIL

  • Wenneson Rogério dos Santos de Jesus UNITECMA
Palavras-chave: Comércio Informal. Comércio Formal. Pequenos Negócios.

Resumo

No comércio formal do Brasil, dentre as principais dificuldades para se manter um pequeno negócio, há burocracia pública; manter compromissos ou rendimentos da empresa em dia; pegar o ritmo do mercado e falta de incentivo do poder público para diminuição da carga tributária. Ainda existe a concorrência desleal com o comércio informal, pois, para estes, há os encargos tributários, como previdência e direitos trabalhistas, que não são pagos, exemplo disso são os camelódromos; além dos aluguéis, salário de funcionário etc. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar as abordagens sobre fatores positivos e negativos da economia no comércio formal e informal do Brasil. Para tanto, o método utilizado para a realização desta pesquisa deu-se mediante pesquisas bibliográficas e documentais de autores renomados, como: Daud (2007), Camorotto (2009), Asea (1996), além de sites, revistas, artigos. Portanto, pretende-se com esta pesquisa abordar a influência e consequência do mercado informal em relação ao formal.

 

Referências

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Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos