BIOPODER, GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL E ESTADO DE EXCEÇÃO: PARADIGMAS DE FRAGILIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA E ADOECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este artigo buscou refletir sobre os paradigmas do biopoder, da globalização neoliberal e do estado de exceção viabilizadores de transformações das relações políticas, sociais, econômicas que tendem a imperrar o desenvolvimento do Estado Democrático de Direito, principalmente a otimização do ensino superior público. A metodologia amparou-se na análise de referenciais teóricos interdisciplinares e de artigos, dissertações e teses disponíveis na base de dados do Google Acadêmico, publicados entre 2015 e 2019. Os resultados confirmaram a hipótese de que os paradigmas em apreço impactam na efetivação de direitos constitucionais, flexibilizam relações trabalhistas e estimulam o adoecimento de docentes das universidades públicas. A recomendação é de que o Estado, a Sociedade e as Universidades brasileiras devem promover o diálogo construtivo com o propósito de fortalecer as instituições públicas, os direitos fundamentais e sociais que dignificam a vida humana, a promoção do saber no âmbito das universidades públicas e o bem-estar da comunidade.
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