FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS

  • Janine da Silva Mota Unitins
  • Pauliana Ribeiro de Sousa Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Infantil. Prática Docente. Percepção.

Resumo

A formação continuada de professores é um processo constante de aperfeiçoamento, estudos e reflexão, que devem ocorrer no decorrer do exercício da docência. O presente estudo teve como foco compreender o processo de formação continuada na educação infantil, o qual se justifica pela necessidade de mostrar ao professor que ele precisa adotar uma postura mais crítica e perceber-se como responsável pelo aprimoramento de sua prática docente. Buscou-se como objetivo geral compreender a percepção dos professores da educação infantil sobre as ações de formação continuada no município de Araguatins e como objetivos específicos: descrever as ações de formação continuada; identificar a importância da formação continuada para os professores; perceber as expectativas dos professores sobre a formação continuada. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho quali-quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta um questionário e uma entrevista. Percebeu-se através dos resultados que a grande maioria dos professores valoriza a formação continuada e percebem essa como rica contribuição para seu aprimoramento profissional e para sua prática docente.

Biografia do Autor

Janine da Silva Mota, Unitins

 

Especialista em Didática Universitária e História, Cultura Afro-Brasileira. Graduada em História pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2001). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2018) possui MBA em Gestão Pública. Tem experiência na área de gestão, tendo exercido a função de Diretora e Coordenadora acadêmica. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, também já atuou nas modalidades EJA (professora) e Educação a Distância (como tutora UAB/Unitins). Tem atuado no ensino superior desde 2007, nos cursos de Pedagogia, Letras e Administração, com atividades na docência, coordenação e na realização de projetos de extensão entre outros. Nos últimos três anos atuou na Universidade Estadual do Tocantins - Unitins, como professora, trabalhando principalmente as disciplinas Política Educacional, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Didática, Tecnologias Educacionais,TCC e Orientação de TCC. Desenvolve o projeto de pesquisa com a temática. As Metodologias Ativas no Ensino Superior.

Pauliana Ribeiro de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. Unitins-Câmpus Araguatins. 

 

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Publicado
2019-11-11