A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESAFIO DA PRESENÇA DA AUSÊNCIA
Abstract
Este artigo objetiva refl etir sobre o desafi o de formar professores a distância, tendo como desafi oa ausência física do professor-formador, porém a presença virtual presente por meio da interação e da
interatividade. Aborda conceitos e concepções sobre a educação a distância e explicita os marcos da
educação nessa modalidade, sob a ótica de diferentes autores. A fundamentação teórica traz refl exões
acerca da formação de professores em EaD, enfatizando a presença virtual do professor e alunos, bem
como a interação entre eles, de forma a superar a presença física de ambos, própria do ensino convencional.
Infere-se, pois, que é possível de fato formar professores na modalidade a distância, desde que os atores
envolvidos no processo de formação – professor e alunos – estejam preparados e conscientes para
enfrentar o desafi o da presença da ausência.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).