CONVIVÊNCIA E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Ricardo Fernandes Pátaro Unespar
  • Bruna Ercoles da Silva Unespar

Abstract

Este artigo apresenta pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Partimos do pressuposto de que a escola é um local de convivência e deve desempenhar papel ativo na formação ética de estudantes, sobretudo no sentido de educar para a resolução de conflitos. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um trabalho baseado na pedagogia de projetos com crianças do 2º ano do ensino fundamental. Neste artigo, apresentamos a análise de uma das atividades realizadas com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de valorizar os conflitos na escola enquanto momentos de aprendizado. Os resultados indicam que ao articular o ensino dos conteúdos com temas presentes na realidade de alunos e de alunas, a pedagogia de projetos contribui para a reflexão sobre as causas dos conflitos cotidianos e para o aprendizado de formas democráticas de resolução dos conflitos.

Author Biographies

Ricardo Fernandes Pátaro, Unespar

Professor Adjunto C do Centro de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Câmpus de Campo Mourão). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001).

Bruna Ercoles da Silva, Unespar

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR e mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Câmpus Campo Mourão.

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Published
2019-09-09
Section
Artigos