UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A QUALIDADE DO ACESSO À INTERNET, DA INTERATIVIDADE E A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM
Abstract
Buscou-se fazer um levantamento sobre o acesso de qualidade à internet pelos acadêmicos do curso de Pedagogia em polos do norte do Estado do Tocantins, sobre onde os acadêmicos acessam o AVA, a qualidade da internet, o que acessam e a frequência de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem da universidade e à rede para complementar os conteúdos das disciplinas do curso. Este trabalho objetivou detectar se os acadêmicos têm a sua disposição internet de qualidade e se usam a rede frequentemente para buscar mais informações além das que se encontram disponibilizadas no AVA da Universidade e se participam ativamente dos ambientes de interação. Os resultados desvelaram que a interatividade ocorre com frequência para menos da metade dos pesquisados, para outros não coma demanda esperada, e para alguns dos acadêmicos não acontece, não há participação deles nos ambientes interativos do curso e nem buscam informações em outros espaços.
References
BAYMA, F. Educação a distância e Educação Corporativa. In: Educação corporativa desenvolvendo e gerenciando competências, org. Fátima Bayma, P. 24 ed. Pearson-Prentince hall SP 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede; Tradução Roneide Venâncio Majer; atualizado para 6ª edição: Jussara Simões. – (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CEBRIÁN, J. La rede. 3. ed. 1998. Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8532306721. Acesso em: 20 nov.2016.
CABRAL, Mayara Kaynne Fragoso, DOS SANTOS, George França e NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz, Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.03, p. 970 – 997 jul./set.2016 e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 22 de nov. 2016.
FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia ....e da ....educação a distância. Revista: Perspect. ciênc. inf. vol.14 nº. 1 Belo ....Horizonte jan./abr. 2009.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Edi 34, 1999.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
NISKIER, Arnaldo. Educação a distância. A tecnologia da Esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
PALLOFF, Rena M., PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. I. Kayser (Trad.). São Leopoldo: Unisinos, 2001.
PLACCO, V. M. N. de S. Correntes psicológicas subjacentes à didática do ensino: em foco o professor do ensino superior. In: CASTANHO, S. CASTANHO, M. E. org. Temas e textos de metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.
Peters, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. I. Kayser (Trad.). São Leopoldo: Unisinos, 2001.
TURRIONI, A. M. S; BENFATTI, E. F. S. S; STANO, R.C.M.T. Parâmetros para avaliação de cursos na modalidade EaD, Minicurso apresentado no II Colóquio Regional EaD – 20 a 22 de outubro de 2010 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).