ONDAS ELETROMAGNÉTICAS E OS FENÔMENOS DA LUZ: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO
Abstract
Esse artigo apresenta uma Sequência Didática sobre Ondas Eletromagnéticas e os fenômenos da luz aplicada para alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio Sizenando Pechincha, no município de Serra/ES. O objetivo foi investigar como a Sequência Didática elaborada contribui para que os alunos da EJA entendam a relação entre comprimento de onda e a energia da cor refletida. A Sequência Didática se baseia na Aprendizagem Significativa de Ausubel, nos conceitos de educação dialógica de Freire e os 3 Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Foi feito um pré-teste por meio de questionário; depois, foi aplicada a Sequência Didática com aulas expositivas, vídeo e aula prática, com a construção de um cano de espectroscopia. Foi, então, aplicado um pós-teste. Foi realizado também um grupo focal. Conclui-se que a Sequência Didática promoveu Aprendizagem Significativa.
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