EDITORIAL

  • Roberto Antônio Penedo do Amaral Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Palmas
  • Leila Dias Pereira do Amaral Instituto Federal de Educação do Tocantins

Resumo

Problematizar as complexas relações entre literatura e conhecimento é o que se propõe o dossiê Literatura & Conhecimento – diálogos interdiscipliares. Há, de fato, um conhecimento matizado na obra literária? Uma vez assim sendo, é possível extrair tal conhecimento desde as entranhas metafórica e simbólica do texto literário? Uma vez extraído, esse mesmo conhecimento exaure a matéria literária em seu pendor interpretativo? Ou a literatura permanece, apesar das tentativas de dissecá-la, um fonte inesgotável de conhecimento? Sendo a literatura uma fonte de conhecimento inesgotável, que áreas do saber nela se abeberam? Linguística? Psicanálise? Psicologia? Filosofia? Sociologia? Antropologia? Ciências da Religião? E, mais importante, com que fito? Ideológico? Político? Hermenêutico? Semiótico? Pedagógico? Religioso? Mítico?  Estas são algumas das questões que mobilizam esta coletânea de artigos.

Biografia do Autor

Roberto Antônio Penedo do Amaral, Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Palmas

Escritor, poeta, ensaísta e professor universitário. Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, pós-doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Autor de Do mundo, suas delicadezas, (romance) (Editora Penalux, 2017),  54 [+ uma] mulheres do baralho (poemas) (Editora Cousa, 2105), Contos extraviados (contos) (Butecanis Editora Cabocla, 2015), Uma Denise (romance) (Editora Cousa, 2014), Le mot juste (romance) (Orobó Edições, 2011) e Paul Ricoeur e as faces da ideologia (ensaio) (Editora da UFG, 2008). Assinou a coluna ‘O mal-entendido universal’ na Germina – Revista de Literatura e Arte e a coluna ‘Memorabilia’ na Revista Pausa. Editor de Palávoraz – Literatura e Afins. Coordenou o Projeto de Extensão Café Literário em Diamantina (MG). Coordena o Projeto Diálogos Literários em Palmas (TO). Foi o curador do Projeto Caravana Rolidey – Literatura na Estrada. Despacha no site literário ERRE AMARAL. É professor associado I na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde ministra aulas no Curso de Licenciatura em Filosofia, no Curso de Pós-Graduação em Ética e Ensino de Filosofia e no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO.

Leila Dias Pereira do Amaral, Instituto Federal de Educação do Tocantins

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás-UFG e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de Sociologia da Cultura, mais especificamente, análise sociológica a partir de obras literárias - mestrado - e a relação entre cultura e consumo dos bens culturais de natureza intangível do patrimônio cultural - doutorado. Desenvolveu trabalhos em diversas universidades, tanto na área de ensino presencial e ensino à distância, quanto em áreas administrativas, atuando como diretora de extensão, membro de comissão de avaliação e membro de comitê científico (Unitins). Atualmente desenvolve pesquisa pós doutoral em colaboração com a Universidade da Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal, com ênfase em estudos das políticas para preservação do patrimônio cultural brasileiro e português, sob a supervisão dos professores Drº. José Carlos G. Venâncio e Drº. Donizete Rodrigues.

Publicado
2019-02-22
Seção
Apresentação