INVESTIGATING AND EVALUATING THE EFFECT OF NEURO MARKETING ON CONSUMER BEHAVIOR WITH EMPHASIS ON CONSUMER LOYALTY (CASE STUDY OF SAMSUNG PRODUCTS

  • Hossein Baghsheykhi Islamic Azad University
  • Fatemeh Arabiyeh Islamic Azad University

Abstract

Resumo: Estudos de neuromarketing, dependendo da finalidade do marketing, podem ser rastreados em diferentes áreas de aplicação. A segmentação de mercado é uma maneira prática de categorizar os clientes com base nas necessidades e gostos. Isso geralmente é feito com dados demográficos, como idade ou dados psicológicos, como irritabilidade, mas também é possível classificar indivíduos com base em diferenças cerebrais que não podem ser extraídas diretamente de dados demográficos ou psicológicos. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do neuromarketing no comportamento do consumidor e na lealdade do cliente. A população estatística da pesquisa é de clientes da Samsung na província de Qom em 2018. De acordo com a natureza das relações e variáveis, utilizando 30 candidatos disponíveis, que foram divididos em dois grupos: controle e amostra, as relações entre variáveis ​​de pesquisa são investigadas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de técnicas de neuromarketing tem um efeito significativo no comportamento do consumidor e na lealdade do cliente.

Palavras-chave: neuromarketing, comportamento do consumidor, fidelização de clientes.

Author Biography

Fatemeh Arabiyeh, Islamic Azad University

Resumo: Estudos de neuromarketing, dependendo da finalidade do marketing, podem ser rastreados em diferentes áreas de aplicação. A segmentação de mercado é uma maneira prática de categorizar os clientes com base nas necessidades e gostos. Isso geralmente é feito com dados demográficos, como idade ou dados psicológicos, como irritabilidade, mas também é possível classificar indivíduos com base em diferenças cerebrais que não podem ser extraídas diretamente de dados demográficos ou psicológicos. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do neuromarketing no comportamento do consumidor e na lealdade do cliente. A população estatística da pesquisa é de clientes da Samsung na província de Qom em 2018. De acordo com a natureza das relações e variáveis, utilizando 30 candidatos disponíveis, que foram divididos em dois grupos: controle e amostra, as relações entre variáveis ​​de pesquisa são investigadas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de técnicas de neuromarketing tem um efeito significativo no comportamento do consumidor e na lealdade do cliente.

Palavras-chave: neuromarketing, comportamento do consumidor, fidelização de clientes.

Published
2019-03-01
Section
Artigos