OS MECANISMOS DO PROCESSO DE ESCOLHAS DE GESTORES/AS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA LEITURA VIA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Abstract
O processo de escolha de gestores/as escolares em unidades públicas é necessário, tal processo deve ser organizado por meio de critérios democráticos e especificações técnicas previstas em edital público, no qual, a comunidade escolar manifesta sua vontade de forma popular. O objetivo tem o viés de investigar os mecanismos da escolha de diretores/as das escolas públicas no aspecto legislação educacional. Trata-se de uma pesquisa de cunho metodológico, baseada em análise documental e bibliográfica, abordando a gestão democrática que deve ser seguida pelos sistemas de ensino. Neste percurso, a Constituição Federal de 1988 traz, no artigo 206, inciso VI, a questão da gestão democrática no sistema de público de ensino. A Lei de Diretrizes e bases (LDB), de 1996, no artigo 3, inciso VIII, especifica necessidade a gestão democrática nas escolas na forma da lei nos entes federativos. No entanto, os mecanismos de escolha se encontram ainda influenciados por arranjos de gestores públicos e questões políticas. Nesse sentido, não se cumpri o que determina a legislação educacional.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 jan.2025.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jan.2025.
BOTELHO, Gabriela.; SILVA, Luís, Gustavo Alexandre. Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor: o trabalho do diretor escolar em análise. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 16, março de 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-19692022000100107&script=sci_abstract. Acesso em: 24 jan.2025.
BRITO, Renato de Oliveira. Gestão e comunidade escolar: ferramentas para a construção de uma escola diferente do comum. Brasília: Liber Livro, 2013. 160 p.
CARDOSO, Maykon D. de O.; LAGARES, Rosilene.; LOPES, Robson V. N. Gestão democrática da educação pública: perspectivas sobre o sistema municipal de ensino/educação de Colinas do Tocantins. Revista Transmutare. Curitiba, v. 8, p. 1-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/16996. Acesso em: 31, jan. 2025.
CRUZ, Valmira Maria de Amariz Coelho de; BACHTOLD, Ciro.; SILVA, Frederico Fonseca da. A gestão orçamentária e financeira de uma escola pública. Revista Criar Educação, Criciúma, v. 6, nº 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1378. Acesso em: 29,jun.2025
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23, jan.2025.
DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão em educação escolar. 4 ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso. Rede e-Tec Brasil 2012.
LAGARES, Rosilene.; ARAUJO, Aldizia. C. Gestão democrática em sistemas municipais de ensino: tensões entre normas e (des) dobramentos. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.7, n 18. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4516. Acesso em: 27 jan. 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2008.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 144p.
OLIVEIRA, J. Ferreira de.; MORAES, Karine Nunes de.; DOURADO Luiz Fernandes. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/5gestao_escolar_democratica_definicoes_principios_mecanismo_implementacao.pdf. Acesso em:25 jan. 2025.
OLIVEIRA, Maria Aparecida; LAGARES, Rosilene; LOPES, João Paulo. Gestão democrática e qualidade da educação: perspectivas para a escola pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 1-15, 2023.
PARO, Vítor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2010.
PREFEITURA DE PALMAS. Lei nº 2.238, de 19 de janeiro de 2016. Institui o Plano Municipal de Educação de Palmas e dá outras providências. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/. Acesso em: 22 dez. 2024.
SARMENTO, Mayrla Marla Lima; ALVES José Amiraldo Alves da Silva. Gestão escolar democrática e participativa na escola: entre desafios e possibilidades. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, p. 286 – 296. 2016. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/93. Acesso em: 29, jun.2025
SILVA, Meire Lucia Andrade da. Gestão democrática nos sistemas de ensino tocantinenses: condições político-institucionais, indicadores e resultados. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia 2024. Disponível em: https://ppge.fe.ufg.br/p/40119-teses-defendidas-em-2014. Acesso em: 21 dez. 2024.
TOCANTINS, Secretaria da Educação. Plano Estadual da Educação. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/plano-estadual-de-educacao-pee/2lu5hdwcyi99. Acesso em: 28, jun. 2025.
UNITINS. Edital nº 01 de 2024. Processo de seleção para a função pública de diretor de unidade escolar na rede estadual de ensino do estado do Tocantins. Disponível em: https://www.unitins.br/Concursos/Publico/Home/S/0e67660c4e6af507e73cf50b5d827631. Acesso em: 29, jun.2025
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, S P: Papirus, 2002.
VIEIRA, Sofia Lerche.; VIDAL, Eloisa Maia.; NOGUEIRA, Joana Flávia Fernandes. Gestão escolar no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. 178p.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








