COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LIDERANÇA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: CONCEPÇÕES, ATRIBUIÇÕES LEGAIS, DESAFIOS DA PRÁTICA E POSSIBILIDADES
Abstract
Este artigo analisa a coordenação pedagógica como liderança na rede estadual de educação do Tocantins, abordando suas concepções, atribuições legais, desafios e possibilidades. A escolha do tema baseia-se na vivência dos(as) autores(as) como coordenadores(as), que percebem tensões entre as normativas e a prática cotidiana. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa fundamenta-se em documentos oficiais e autores da área da gestão e prática pedagógica. Os resultados apontam que, embora as funções institucionais estejam definidas, a complexidade do ambiente escolar e a sobrecarga de demandas dificultam uma atuação significativa e plena, entretanto processualmente está se consolidando perspectivas de possíveis melhorias e aprimoramento das atribuições do coordenador pedagógico. Nesse sentido conclui-se que a coordenação pedagógica tem papel essencial na articulação dos sujeitos, saberes e processos formativos. Ressalta-se que essa liderança exige apoio institucional, fortalecimento da cooperação entre os segmentos escolares e aprimoramento dos processos organizacionais, a fim de potencializar sua contribuição para a transformação da prática educativa.
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
___________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MOURA, M. S. S.; GIANNELLA, V. A arte de escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, v. 6, n. 1, 2016. p. 9-24.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
LEÃO, Deusmaura Vieira; MERIDA, Carolina; MÜLLER, Regiane. A liderança na gestão democrática. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (9. : 2019 : Cáceres, MT). Anais... Cáceres, MT: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2019. Área temática Educação. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão Disponível em: https://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/A%20LIDERANCA%20NA%20GESTAO%20DEMOCRATICA.pdf . Acesso em: 17 jul. 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2005.
_____________. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação profissional: entrevista com António Nóvoa. Revista Scielo 2022 ,Brasil .Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.88222 . Acesso em 15 de jul. De 2025.
PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 2002.Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero3/1comunicacao/Capitulo01/LucianaCarvalhodosSantosE1Com.pdf . Acesso: 15 jul. de 2025
SOARES, Tatiani Prestes; SILVA, Louise de Quadros da; JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo. Gestão escolar e clima organizacional: a influência da comunicação. EducarMais, [S. l.], v. 6, p. 372–381, 2022. DOI: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2777 . Acesso em: 10 jul. 2025.
SOUSA, M. A. G. de. A atuação do coordenador pedagógico e de área na perspectiva da liderança educacional. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 10, n. 12, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9209. Acesso em: 10 jul. 2025.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TOCANTINS. Regimento Escolar da Rede Estadual de Ensino. Palmas: Seduc, 2024.Disponível em : https://central.to.gov.br/download/372264 . Acessado em 16 jun 2025.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








