COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO LIDERANÇA EDUCACIONAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS: CONCEPÇÕES, ATRIBUIÇÕES LEGAIS, DESAFIOS DA PRÁTICA E POSSIBILIDADES

  • Ilda Neta Silva de Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Milene Tiecher Neves Martins Monteiro Secretaria da Educação e Cultura (SEDUC-TO)
  • Gracielly Alves Morais Secretaria da Educação e Cultura (SEDUC-TO)
  • Inalva Candido de Souza Secretaria da Educação e Cultura (SEDUC-TO)
  • Maria Luana Gomes Farias Centro de Ensino Médio Tiradentes

Abstract

Este artigo analisa a coordenação pedagógica como liderança na rede estadual de educação do Tocantins, abordando suas concepções, atribuições legais, desafios e possibilidades. A escolha do tema baseia-se na vivência dos(as) autores(as) como coordenadores(as), que percebem tensões entre as normativas e a prática cotidiana. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa fundamenta-se em documentos oficiais e autores da área da gestão e prática pedagógica. Os resultados apontam que, embora as funções institucionais estejam definidas, a complexidade do ambiente escolar e a sobrecarga de demandas dificultam uma atuação significativa e plena, entretanto processualmente está se consolidando perspectivas de possíveis melhorias e aprimoramento das atribuições do coordenador pedagógico. Nesse sentido conclui-se que a coordenação pedagógica tem papel essencial na articulação dos sujeitos, saberes e processos formativos. Ressalta-se que essa liderança exige apoio institucional, fortalecimento da cooperação entre os segmentos escolares e aprimoramento dos processos organizacionais, a fim de potencializar sua contribuição para a transformação da prática educativa.

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Published
2025-11-28