A RELEVÂNCIA DO TREINAMENTO NA METODOLOGIA START PARA BOMBEIROS MILITARES EM INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS

Abstract

A capacitação contínua de bombeiros militares para a eficaz aplicação da metodologia START (Simple Triage and Rapid Treatment) em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) no Brasil tem destaque por sua importância crítica. O presente estudo analisa a importância do treinamento contínuo na aplicação do método START por bombeiros militares, investigando seu impacto direto na eficácia do atendimento pré-hospitalar e na formulação de políticas públicas mais resilientes para a gestão de desastres. Para tanto, utilizou-se uma revisão integrativa da literatura, junto à análise de manuais e protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que demonstra a aplicabilidade do método START em diversos cenários de desastre. A pesquisa revela que o treinamento sistematizado, com destaque para simulações realistas, promove decisões mais rápidas e precisas, reduzindo a sub triagem e a sobre triagem. Consequentemente, aumenta a taxa de sobrevivência das vítimas e otimiza os recursos de resposta. Portanto a formulação de diretrizes para políticas públicas deve incorporar a capacitação em START como um pilar fundamental na formação e educação continuada dos profissionais de emergência

References

AFYA. Evento com múltiplas vítimas: como funciona o atendimento e a triagem?. 29 ago. 2022. Disponível em: https://graduacao.afya.com.br/medicina/evento-multiplas-vitimas. Acesso em: 2 jul. 2025.
COSTA, J. A. et al. Desafios na triagem pré-hospitalar no Brasil: uma análise dos registros do Corpo de Bombeiros. Revista de Saúde Pública, 2019.
FERNANDES, G. et al. Integração entre Defesa Civil e saúde pública no atendimento a emergências. Saúde em Debate, 2021.
FRANCO, T. L. Desastres: atuação dos enfermeiros nos atendimentos às vítimas em massa. Revista Científica Mais Pontal, v. 1, n. 1, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa 7. ed. Atlas, 2023.
GOMES, L. P. et al. Simulações de desastres como estratégia educacional para aprimorar a triagem pré-hospitalar. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021.
KRUGER, V. F.; FRAGA, G. P. Abordagem Inicial do Paciente Traumatizado: O Estado da Arte. Anais da Academia Nacional de Medicina, 2022.
LAURENTINO, J. M. L. et al. Assistência de enfermagem no cenário com múltiplas vítimas: uso do método START. Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia, v. 1, 2020.
NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS (NAEMT). PHTLS: Prehospital Treatment Life Support. 10. ed. Burlington: Jones & Bartlett Publishers, 2022.
OLIVEIRA, C. M. et al. Eficácia do protocolo START na triagem de vítimas em eventos de massa. Revista Emergência, 2020.
SILVA, R. F. et al. Aplicação do método START em desastres no Brasil: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022.
ZAMBRZYCKI, C. et al. O Papel Crucial da Triagem e Classificação de Risco: otimizando o atendimento em cenários de urgência e emergência. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2023.
Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). Treinamento com múltiplas vítimas é realizado pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins. Por Geórgia Milhomem/Governo do Tocantins. Palmas, 07 abr. 2016. Atualizado em: 15 maio 2021. Disponível em: https://www.to.gov.br/bombeiros/noticias/treinamento-com-multiplas-vitimas-e-realizado-pelo-corpo-de-bombeiros-do-tocantins/4mywugcsh3m0. Acesso em: 29 ago. 2025.
Published
2026-01-23