ESCRITA DE PROFISSIONAIS APOSENTADOS (AS) DA EDUCAÇÃO DO SINTEPE : A MILITÂNCIA POLÍTICA ENTRELAÇADA À VIDA
Abstract
O presente trabalho relata uma experiência exitosa, tendo como participantes aposentados(as) da Rede de Educação de Pernambuco, os(as) quais são filiados(as) ativos(as) a uma instituição sindical. Com ênfase na escrita criativa, o artigo objetiva narrar as histórias de vida desses(as) educadores(as) que contribuíram para a formação de gerações e que continuam na luta por condições dignas de existência. Partindo de uma atividade em que a expressão subjetiva do ser é considerada essencial, recorremos à produção de livros cartoneros, que serviram de suporte para registrar as histórias de vida dos(as) aposentados(as). Ancorados na pesquisa qualitativa e no método da pesquisa-ação, buscamos promover a escuta e o registro das vivências desses(as) educadores(as), entendendo que a luta e a valorização do ser humano são processos contínuos e que, no caso dos(as) educadores(as), não se encerram com a aposentadoria.
References
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003
BRASIL. Estatuto da Pessoa Idosa. – 6. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2022.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. 1. Ed. 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
EVARISTO, Conceição (2005). Da representação à auto-apresentação da mulher negra na literatura brasileira. Revista Palmares, ano 1, v. 1, p. 52-57. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/wp-content/ uploads/2011/02/revista01.pdf. Acesso em 8 out. 2024
FRANÇA, Lucia Helena de Freitas Pinho; SOARES, Dulce Helena Penna. Preparação para a aposentadoria como parte da Educação ao Longo da Vida. Psicologia ciência e profissão, 2009, 29 (4), 738-75. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/PSPnS6JFDmX453bF6ZDtR9d/?format=pdf Acesso em out.2024
GERALDI, João. Wanderley. O texto na sala de aula: leitura e produção. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Aletre: RS, ano XXX, n.3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?format=pdf&lang=pt Acesso em 20 out 2024
MACVEAN, Kendall Elizabeth. Expansion And Inclusion Of Creative Writing: A Course For Academic Writers. Trabalho de conclusão de curso (2016). Disponível em: https://libres.uncg.edu/ir/asu/listing.aspx?styp=ti&id=21425 . Acesso em 20 fev. 2020.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2009. p. 09-29
NOURY, Carolina. A feralidade cartonera, um efeito não anunciado do antropoceno remendado. Revista Chilena de Diseño: cración y pensamiento. Universidad de Chile, 2022, 7 (12), p. 105-116
OLIVEIRA, Isabel Cristine; MEGIER, Elisa Rucks; HALBERSTADT, Bruna Marta Kleinert; BECK, Carmen Lúcia Colomé; SANTOS, José Luis Guedes dos; SODER, Rafael Marcelo. Preparação para aposentadoria de docentes universitários: revisão integrativa. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2021;24(1):e200286 Disponível em: scielo.br/j/rbgg/a/bXq4DCqJTYVZ6zzhrDphS7f/?format=pdf&lang=pt Acesso em 01 nov 2024
ROSENWEIN, Barbara H. Como praticar a história das emoções. In: Dossiê Emoções Medievais: Conceitos, Métodos e Teorias, Brathair Revista de Estudos Celtas e Germânicos, v. 23 n. 1 (2023). Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/3919/2570 Acesso em 01 out 2024
SOARES, D. H. P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.
SOARES, D. H. P., Costa, A., ROSA, A. M., & OLIVEIRA, M. L. Aposenta-ação: programa de preparação para a aposentadoria. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 13, 123-134 (2007).
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005
WITHNALL, A. Exploring influences on later life learning. Internacional Journal of Lifelong Education, [s. l.], v.25, n. 1, p. 29-49, fev. 2006. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02601370500309477 Acesso em 04 out 2024
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








