LIVROS CARTONEROS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E LEITURA/ESCUTA DA ALMA
Abstract
Este estudo foi desenvolvido ao longo da crise da Covid-19, que interrompeu inúmeros processos educativos. Objetivamos investigar as contribuições do livro cartonero como estratégia pedagógica do(a) Professor(a) de Língua Portuguesa (PLP) para uma prática de produção textual que propicie a escuta das vozes internalizadas do(a) educando(a). Discorremos sobre a necessidade de um trabalho com a língua(gem), pautados nos múltiplos gêneros textuais, compreendendo as vozes de sujeitos sócio-históricos e ideológicos em diversas situações comunicativas. Para tal, recorremos ao método da pesquisa-ação com ênfase na abordagem qualitativa. Como produto final, obtivemos a produção de livros cartonetos, que apresentou a possibilidade de um trabalho vasto com a língua escrita. Os resultados apontaram que a abertura do(a) professor(a) à dimensão interacionista da linguagem permite um trabalho rico e vasto com gêneros textuais escritos em sala de aula, atendendo às necessidades sociocomunicativas dos(as) educandos(as).
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