ENTREVISTA COM PROFESSOR ANDRÉ DA SILVA MELLO
Abstract
Apresentação
André da Silva Mello é Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, sendo titulado em 2007. Cursou mestrado em Educação, na área de concentração em Psicologia da Educação, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no ano de 1999. Além dessa formação, também detém o título de Especialista em Educação Física Escolar, obtido no ano de 1994, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua graduação é em Educação Física, na modalidade de licenciatura plena, concluída na Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 1993. Doutor André da Silva Mello lecionou por quatros na Educação Básica até se inserir como professor do departamento de Educação Física da PUC-SP, permanecendo na instituição por mais quatro anos, até retornar para o Estado do Espírito Santo para assumir como docente do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Vila Velha (UVV). Após nove anos na UVV, torna-se professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Acumula ao longo de sua carreia mais de 100 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Monografias de Especialização, de Dissertações e de Teses concluídas. Além de ter publicados uma grande quantidade de artigos, capítulos de livros e livros que tratam da mediação pedagógica da Educação Física, em especial, no âmbito da Educação Física. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Educação Física da UFES de 2013 a 2018. Coordenou o Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo de 2015 a 2018. Atualmente, participa da comissão de avaliação da Área 21 (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da Capes. Teve participação direta na criação da “Plataforma Livros”, instrumento adotado para avaliação da produção intelectual dos docentes de Programas da Área 21. É Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular.
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