A LITERATURA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/LEITORES INDÍGENAS
Abstract
A presente pesquisa tem como pretensão discutir a literatura como instrumento para despertar o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário e estimular o processo de compreensão e interpretação dos textos para a formação inicial de professores/leitores indígenas. Observa-se no Curso de Letras/FALED- UNIFESSPA, em São Félix do Xingu- PA, a dificuldade dos alunos (professores em formação inicial) indígenas no domínio da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua. Acredita-se que a leitura de textos literários possibilitará o conhecimento das estruturas linguísticas da língua Portuguesa e suas relações de sentido e, assim, favorecer maior autonomia ao discente indígena diante do conhecimento. A relação precisa entre a palavra e o seu significado será estimulada pela leitura e a interpretação de textos literários. Tal preocupação resultou em um projeto de ensino, que recorre à literatura como uma forma de tentar superar as dificuldades encontradas pelos alunos indígenas (futuros professores) em relação à língua portuguesa, vinculado ao Programa de Ensino e Apoio a Permanência dos Acadêmicos Indígenas do Instituto de Estudos do Xingu - PEAPIIEX. É interessante observar que os estudantes/professores em formação inicial, em geral, têm dificuldades em ler corretamente, compreender e interpretar o texto lido, não apenas o discente indígena, o que tem levado às escolas a ofertarem oficinas para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos na educação básica. Em relação aos indígenas, deve ser considerada a dificuldade em se adaptarem a uma nova estrutura de língua muito mais complexa que a língua materna. O fator cultural, a metodologia aplicada no ato de repassar o conhecimento também contribui para que o aluno na graduação se sinta diante de um desafio maior. Acredita-se, ainda, que para despertar o gosto pela leitura na formação inicial desses professores/estudantes indígenas deve-se levar em conta como será o encontro entre o leitor e o texto, procurando sempre estabelecer uma relação dele (leitor), texto e o mundo. Para tanto, recorrer-se-á a textos teóricos sobre leitura que possam contribuir com as discussões suscitadas.
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