AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Abstract
Este estudo analisa as concepções de linguagem presentes em atividades do livro didático (LD) de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, discutindo suas implicações para a formação docente. Adota-se a pesquisa documental como método, tendo como corpus uma atividade de um LD aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A fundamentação teórica articula quatro concepções de linguagem – como expressão do pensamento, instrumento de comunicação, forma de interação e processo de formação – com base em autores como Volóchinov (2017) e Geraldi (1984). A análise evidencia que predomina a concepção de linguagem como comunicação, em detrimento de abordagens mais dialógicas e interativas. Conclui-se que é necessário rever os materiais didáticos, de modo a incorporar a concepção de linguagem como interação, valorizando a diversidade discursiva e incentivando a participação ativa dos alunos em práticas significativas de comunicação, favorecendo, assim, uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes.
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