AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Marcos Vinícius Bernardino da Silva Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)

Abstract

Este estudo analisa as concepções de linguagem presentes em atividades do livro didático (LD) de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental, discutindo suas implicações para a formação docente. Adota-se a pesquisa documental como método, tendo como corpus uma atividade de um LD aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A fundamentação teórica articula quatro concepções de linguagem – como expressão do pensamento, instrumento de comunicação, forma de interação e processo de formação – com base em autores como Volóchinov (2017) e Geraldi (1984). A análise evidencia que predomina a concepção de linguagem como comunicação, em detrimento de abordagens mais dialógicas e interativas. Conclui-se que é necessário rever os materiais didáticos, de modo a incorporar a concepção de linguagem como interação, valorizando a diversidade discursiva e incentivando a participação ativa dos alunos em práticas significativas de comunicação, favorecendo, assim, uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes.

Author Biographies

Marcos Vinícius Bernardino da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduando em Letras – Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). 

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor Adjunto da graduação e da pós-graduação em Letras na Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com pós-doutorado na Universidade do Estado de Bahia (UNEB), na Universidade de Pernambuco (UPE) e na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

References

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira; TELES, Elenir Alves. Concepções de gramática no livro didático: interfaces com o ensino de língua materna. Revista Interfaces, v. 9, n. 4, p. 108-123, 2018.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JAKOBSON, R. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2005.

MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In PEREIRA; PILAR (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.

MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n. 24, p. 5, 2003.

Nogueira, Everaldo; Marchetti, Greta; Scopacasa, Maria Virgínia. Geração Alpha Língua Portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 8º ano. 2. ed. São Paulo: Edição SM, 2018.

SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006 [1916].

SILVA JÚNIOR, S. N. Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Linguística), Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, 2019.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Published
2025-09-10