A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DO PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM COMPUTAÇÃO NO IFBA-CAMPUS SANTO AMARO – BA
Abstract
Este relato de experiência é fruto da imersão dos estudantes do curso de Licenciatura em Computação (IFBA/Santo Amaro – BA) e participantes do subprojeto PIBID/IFBA câmpus Santo Amaro (“pibidianos”) nas escolas. O trabalho empreendido nas escolas envidou reflexões oriundas das discussões entre “educação e tecnologias digitais” e tem como principal objetivo apresentar as contribuições advindas da interação bolsista-docente no processo de formação da identidade docente do Licenciado em Computação. O estudo aponta a pertinência da postura colaborativa de construção e socialização dos saberes entre docentes e licenciandos, quando envolvidos diretamente em situações de ensino e aprendizagem, que serviram como elementos fortalecedores do processo de desenvolvimento da docência. Para conclusão, o trabalho convida bolsistas a refletirem sobre o fazer pedagógico e sobre a incorporação das tecnologias digitais, assumindo a mediação pedagógica como elemento preponderante no alcance de aprendizagens.
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