DIMENSÕES AVALIATIVAS PARA A UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: UMA ABORDAGEM PARA A QUALIDADE E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA SOCIAL EDUCACIONAL NA UFT

  • Yara Gomes Corrêa Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
  • Rachel Bernardes de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-6346-0288

Abstract

Este artigo tem como objetivo central propor dimensões avaliativas específicas para as unidades da Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social educacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A relevância desta proposta reside na necessidade de garantir a qualidade e a efetividade desta iniciativa, que visa promover a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com mais de 60 anos, de forma mais efetiva e periódica, em cada unidade da UMA. As dimensões avaliativas propostas são baseadas nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e nas diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, adaptadas às particularidades da UMA. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, permitindo a adaptação e apresentação das dimensões a serem avaliadas pelos Polos da UMA. As etapas processuais da autoavaliação, nesse contexto, emergem como ferramenta crucial para o acompanhamento contínuo e aprimoramento da UMA, assegurando sua relevância e impacto social.

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Published
2025-11-05