FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR

  • Josivânia Sousa Costa Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Educação Infantil. Formação Docente. Complexidade. Transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo versa sobre a formação continuada dos docentes que atuam na educação infantil na perspectiva dos fundamentos teóricos epistemológicos da complexidade e da transdisciplinaridade. Apresenta como questão norteadora a importância do processo formativo para compreensão das demandas emergentes que surgem na sociedade contemporânea, assim, urge superar a formação arraigada no paradigma tradicional em que as práticas são baseadas na fragmentação do conhecimento. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre a formação continuada pautada na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade em que vislumbra a religação dos saberes e práticas educacionais mais humanas e integradas.

Biografia do Autor

Josivânia Sousa Costa Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em educação pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Especialização em Pedagogia na Gestão Empresarial -IBPEX (2004). Graduada em Pedagogia com habitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Orientação Educacional.  Participa do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas, coordenado pela professora Dra. Maria José de Pinho. Servidora da Universidade Federal do Tocantins.  

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional; Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2019-08-08