FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR
Abstract
Este artigo versa sobre a formação continuada dos docentes que atuam na educação infantil na perspectiva dos fundamentos teóricos epistemológicos da complexidade e da transdisciplinaridade. Apresenta como questão norteadora a importância do processo formativo para compreensão das demandas emergentes que surgem na sociedade contemporânea, assim, urge superar a formação arraigada no paradigma tradicional em que as práticas são baseadas na fragmentação do conhecimento. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre a formação continuada pautada na perspectiva da complexidade e da transdisciplinaridade em que vislumbra a religação dos saberes e práticas educacionais mais humanas e integradas.
References
BARBOSA, Silvia Néli; MAIA, Marta Nidia; RONCARATI, Mariana. “Ela aproveita para andar aqui”. As crianças e as Instituições de Educação infantil. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 227-242.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 20 mar. 2018.
______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 21 mar. 2018.
______. Ministério da Educação. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 fev. 2018.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010.
DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais, v 18, n. 73, p. 11-28, 2001.
FORMOSINHO, João. A universidade e a formação de educadores de infância: potencialidades e dilemas. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 169-188.
FORMOSINHO, Júlia Oliveira. O desenvolvimento profissional das educadoras de infância: entre os saberes e os afectos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 133-167.
HADDAD, Lenira. Substituir ou compartilhar? O papel das instituições de educação infantil no contexto da sociedade contemporânea. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 91-96.
IMBERNÓN. Francisco. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação docente. In: GATTI, Bernadete Angelina (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2015. p. 75-82.
KRAMER, Sônia. Formação de profissionais de educação infantil: questões e tensões. In: MACHADO, Maria Lucia de A. Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 117-132.
LEITE FILHO, Aristeo Gonçalves; NUNES, Maria Fernanda. Direitos da Criança à Educação Infantil: reflexões sobre a história e a política. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 67-88.
MACHADO, Maria Lúcia de A. Educação Infantil e Sócio-Interacionismo. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Educação Infantil: muitos olhares. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes. complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willins Harman House, 2008.
Edgar Morin. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Barasab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
NUNES, Maria Fernanda; KRAMER, Sônia. Educação infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 31-47.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
______. Educação Infantil: muitos olhares. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PAUL, Patrick. Saúde e transdisciplinaridade. São Paulo: Edusp, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PUJOL, Maria Antonia. A transdisciplinaridade na Educação Infantil. In: TORRE, Saturnino de la (Dir.); PUJOL, Maria Antônia; MORAES, Maria Cândida (Coord.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução Suzana Vidigal. São Paulo: TRION, 2008.
TORRE, Saturnino de la (Dir.); PUJOL, Maria Antônia; MORAES, Maria Cândida (Coord.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução Suzana Vidigal. São Paulo: TRION, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).