ENTRE POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES: PERCEPÇÕES DE COORDENADORES ESCOLARES SOBRE SUAS ATRIBUIÇÕES NO CARGO
Abstract
A coordenação escolar na rede estadual de ensino público do Ceará é uma função multidimensional e multitarefa. A atuação no cargo é fundamentada por normativas estaduais e diretrizes institucionais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Esta pesquisa analisou as percepções de sete coordenadores escolares sobre suas atribuições mais recorrentes, os fatores que as potencializam e os que as fragilizam. Para isso, utilizou-se de levantamento bibliográfico, análise documental, questionário online e entrevista semiestruturada. Os dados, analisados qualitativamente, indicam que as atividades mais frequentes se alinham à Matriz de Competências do Coordenador Escolar. Contudo, os participantes apontaram a presença de atribuições não previstas no documento, muitas vezes não pedagógicas, que comprometem a atuação na dimensão pedagógica. Entre os fatores que fortalecem o trabalho, destacam-se o apoio entre os pares, o foco pedagógico e um clima escolar colaborativo, elementos que favorecem o desenvolvimento do trabalho no cargo.
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