ATÍPICO É AQUELE QUE NÃO LÊ: O LIVRO MULTIFORMATO NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE
Abstract
Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da produção, difusão e recepção de livros literários ilustrados em multiformato, com ênfase na audiodescrição e pictogramas como elementos de acessibilidade que respondem a uma exigência político-pedagógica, ética e estética, na promoção de processos de inclusão e equidade para criança com deficiência e a criança autista. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos de Vigotski (2021a, 2021b), na Filosofia da Linguagem de Bakhtin (2011), na literatura como um bem incompressível (Candido, 2011) e no acesso ao livro e à leitura (Lajolo e Zilberman, 1996). Expressamos as conclusões deste estudo a partir dos seguintes enunciados: todo ser humano é um ser de linguagem, não limitada à fala; a deficiência ou necessidade comunicativa complexa não inviabiliza a experiência de leitura literária; a insuficiente produção e a baixa circulação de livros literários em linguagem pictográfica e audiodescrição, configura-se em barreiras à acessibilidade aos bens imateriais e culturais.
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