“LÁ EU SÓ BRINCAVA”: UMA REFLEXÃO SOBRE A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Neste artigo são apresentados apontamentos teóricos que pretensamente relacionam a prática docente às brincadeiras inseridas nela e sua importância enquanto estratégia potente para o aprendizado das crianças. Assim, a expressão – Lá eu só brincava – explicita a ideia central aqui discutida, qual seja, problematizar as brincadeiras no ambiente da Educação Infantil como prática educativa e verificar como tais planejamentos reverberam entre famílias, instituições e sociedade. A partir disso, percebe-se que a brincadeira é entendida por muitas famílias como algo sem sentido para formação de seus filhos. Tal contexto faz com que o trabalho dos profissionais da educação infantil seja visto como algo que dispensa quaisquer formações, percebendo-as não como profissionais e sim como babás. Nesse sentido, é necessária uma maior integração e comunicação entre os espaços de educação infantil, professoras e as famílias. Tal conscientização deve partir das instituições de educação infantil e dos profissionais que nela atuam.
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