O “CHOQUE DA DURA REALIDADE” E OS SABERES PEDAGÓGICOS QUE ENVOLVEM A PRÁXIS DOS INTÉRPRETES EDUCACIONAIS
Abstract
Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC, buscou analisar os saberes docentes e pedagógicos mobilizados pelos intérpretes educacionais (IEs) nos anos finais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFSC entre 2021 e 2023. Com abordagem qualitativa, utiliza a Análise Textual Discursiva (ATD) e entrevistas semiestruturadas com três IEs, identificados como IE-X, IE-Y e IE-Z. Os resultados apontam que, ao ingressarem na sala de aula, esses profissionais enfrentam desafios e o “choque da dura realidade”, desmistificando a ideia de neutralidade e desenvolvendo um papel pedagógico. A pesquisa evidencia a necessidade de reformulação da formação dos tradutores/intérpretes de língua de sinais/português (TILSP), uma vez que a maioria atua no ensino básico. Destaca-se a importância de formações continuadas e especializações voltadas para esse contexto, bem como da valorização da identidade profissional dos IEs, visando fortalecer a educação inclusiva e a mediação do ensino de estudantes surdos.
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