AS RELAÇÕES ENTRE PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO: UMA DISCUSSÃO NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS/SC
Abstract
Este artigo teve como objetivo compreender a relação entre as Políticas Educacionais Inclusivas e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de três escolas regulares inclusivas da rede municipal de Florianópolis/SC. Para isso, foi analisada a forma como a Educação Inclusiva (EI) e a Educação Especial (EE) são abordadas em seus Projetos Político e Pedagógico/PPPs. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Concluiu-se que as instituições de ensino analisadas tratam de forma superficial as questões de EE e EI em seus documentos, apontando as duas abordagens como sinônimos. Essas conclusões podem contribuir para a implementação de políticas de inclusão nas escolas da Rede Municipal de Florianópolis/SC, além de auxiliar na promoção de uma educação mais inclusiva e equitativa.
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC, São Paulo, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 7 jul. 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
FLORIANÓPOLIS. E.B.M. João Gonçalves Pinheiros. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP: CONSTRUINDO ATITUDES SUSTENTÁVEIS. Florianópolis, 2018.
FLORIANÓPOLIS. E.B.M. Brigadeiro Eduardo Gomes. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP. Florianópolis, 2021.
FLORIANÓPOLIS. E.B.M. João Francisco Garcez. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP: UMA PERSPECTIVA POLÍTICA, DEMOCRÁTICA E EDUCACIONAL. Florianópolis, 2022.
FERRARESI, S. As contribuições da BNCC para uma educação inclusiva. 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, T.C.S de; MIOTO, R.C.T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007, apud Gil, 1994.
MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ, Brasília, v. 8, n. 26, jul./set. 2004.
PÁDUA, E. M. M. de. O processo de pesquisa. In: Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1997. p. 29 – 89. (Coleção Práxis).
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª ed. Editora Papirus, 2002.
YOSHIDA, S. Desafios na inclusão dos alunos com deficiência na escola pública. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).