CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS: EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO
Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre práticas literárias voltadas a crianças surdas, com ênfase na mediação familiar. Para tanto, metodologicamente, foram selecionados vídeos e postagens do canal “Diário de Fiorella”, analisados a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. As análises organizaram-se a partir de dois eixos: Os materiais de leitura empregados nas atividades de letramento literário, considerando a variedade de suportes e gêneros acessíveis que compõem o repertório literário da Fiorella; O papel da língua de sinais nos processos de letramento literário. Os resultados apontaram que os materiais analisados evidenciam uma valorização do livro impresso como suporte privilegiado desde a primeira infância, destacando-se o cuidado dos pais em proporcionar, a Fiorella e a sua irmã, o contato com a leitura. Além disso, evidenciam que a língua de sinais exerce um papel central nas práticas de letramento, funcionando como o principal recurso de mediação.
References
BOSSE, Renata O. H. Literatura surda no currículo de escolas de surdos. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/ RS, 2019.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 11 de abr. 2025.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
CARVALHO, Rodrigo S. de; GUIZZO, Bianca S. Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 66, p. 771–791, 2018. DOI: 10.29286/rep.v27i66.4563. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4563. Acesso em: 22 abr. 2025.
CORSARO, William. A. Sociologia da Infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
_______, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
INSTAGRAM. O Diário de Fiorella. Disponível em: https://www.instagram.com/odiariodafiorella/ Acesso em: 08/05/2025
LADD, Paddy. Em busca da Surdidade 2: Compreender a Cultura Surda. Tradução de Mariana Martini. Portugal: Surd’Universo, 2017
PERLIN, Gladis; MIRANDA, Wilson. Surdos: o narrar e a política. Ponto de Vista. Florianópolis, n.05, p. 217-226, 2003.
QUADROS, Ronice Muller de; CRUZ, Carina Rebello. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2011.
REIS, Tatiane. F. Caminhos do letramento literário a partir das experiências de surdos. Tese (doutorado) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS, 2024.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Org.). (2001). Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo JapiassúBrício. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
YOUTUBE. O Diário de Fiorella. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B9zbQfT5L-c Acesso em: 08/05/ 2025
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








