ENSINO LITERÁRIO: EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA
Abstract
Pretendemos demonstrar a relevância das atividades didáticas para o Ensino de Literatura, analisando as atividades literárias de uma turma do 6º ano na Escola Comunitária de Augustinópolis no recorte do desenvolvimento de uma pesquisa em questão. Discutiremos algumas oficinas realizadas com o intuito da efetivação da leitura literária. Discorreremos sobre as obras lidas pelos alunos e socializadas em aula. Como também, demonstraremos os relatos de entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa (alunos) e análises das produções textuais dos estudantes. Esse relato de experiência é um recorte da pesquisa de mestrado a qual foi realizado, iremos discorrer sobre algumas oficinas e como os estudantes aderiram a elas.
References
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília:MEC, 2021.
COLOMER, Teresa. Andar entre os livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil e brasileira: histórias e histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
LEWICKI, Glaucia. Era mais uma vez outra vez. 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2015. (Coleção Barco a Vapor. Série azul).
SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. 1. Ed., 3ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2018.
SILVA, Monikely de Oliveira. Programa Nacional de Incentivo à leitura- PROLER: avaliação da implementação pelo comitê potiguar. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).