ENSINO LITERÁRIO: EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA

  • Vanessa Alencar de Lima Faculdade IBRA
  • Viviane Samora de Souza Viana Faculdade IBRA

Abstract

Pretendemos demonstrar a relevância das atividades didáticas para o Ensino de Literatura, analisando as atividades literárias de uma turma do 6º ano na Escola Comunitária de Augustinópolis no recorte do desenvolvimento de uma pesquisa em questão. Discutiremos algumas oficinas realizadas com o intuito da efetivação da leitura literária. Discorreremos sobre as obras lidas pelos alunos e socializadas em aula. Como também, demonstraremos os relatos de entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa (alunos) e análises das produções textuais dos estudantes. Esse relato de experiência é um recorte da pesquisa de mestrado a qual foi realizado, iremos discorrer sobre algumas oficinas e como os estudantes aderiram a elas.

Author Biographies

Vanessa Alencar de Lima, Faculdade IBRA

Professora do estado de Minas Gerais e acadêmica pela faculdade Ibra.

Viviane Samora de Souza Viana , Faculdade IBRA

Professora da Faculdade Ibra de Minas Gerais.

References

AZEVEDO, Ricardo. Imagens iluminando livros. 2014. Disponível em: https://www.ricardoazevedo.com.br/wp/artigos/ Acessado em: 10/02/2023
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília:MEC, 2021.
COLOMER, Teresa. Andar entre os livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global Editora, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil e brasileira: histórias e histórias. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
LEWICKI, Glaucia. Era mais uma vez outra vez. 2. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2015. (Coleção Barco a Vapor. Série azul).
SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. 1. Ed., 3ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2018.
SILVA, Monikely de Oliveira. Programa Nacional de Incentivo à leitura- PROLER: avaliação da implementação pelo comitê potiguar. 183 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Published
2025-06-30