DA ESCOLA AO QUILOMBO: TRAJETÓRIA SÓCIO ESPACIAL DO PIBID DE GEOGRAFIA ARAGUAÍNA /TO

  • Izarete da Silva de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Paloma Pereira da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O presente trabalho objetiva evidenciar a realização de práticas educativas na Educação Básica a partir da inserção do PIBID do curso de Geografia da UFT. As primeiras ações foram desenvolvidas em 2014, com participação no Projeto Axé na Caixa. No ano de 2016 no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes realizamos ações na semana da Consciência Negra com oficinas e visita a comunidade quilombola Dona Juscelina. Foram utilizadas exposição de vídeos, filmes e gincana com abordagem dos diferentes tipos de discriminação que oprimem a crianças e jovens negros no Brasil. Assim, a culminância das ações ocorreu tanto no âmbito escolar contemplando as demandas do PPP, como na visita na comunidade quilombola. As atividades desenvolvidas possibilitaram a compreensão de currículo conforme Sancristán (2000), Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2013), quilombo em Ratts (2006) e importância do PPP, como importantes instrumentos para a garantia de uma educação básica com qualidade.

 

Author Biographies

Izarete da Silva de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Professora Concursada da Rede de Ensino da Educação Básica e Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território- PPGCult do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins.

Paloma Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia do Câmpus de Araguaína na Universidade Federal do Tocantins.

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território -PPGCult do Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins.

References

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Published
2019-08-08