UMA ANÁLISE DA BNCC EM RELAÇÃO AO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA
Abstract
Este trabalho teve como objetivo discutir acerca das práticas pedagógicas com crianças e o uso de recursos tecnológicos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na leitura e escrita, haja vista que vivemos em uma sociedade cada vez mais digitalizada. A partir deste objetivo, discutimos acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e realizamos o levantamento de algumas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar no aprendizado. Desta forma, realizou-se estudo bibliográfico e análise documental da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, especificamente o componente curricular de Língua Portuguesa que evidencia a linguagem digital. Como resultados, a pesquisa revelou que existem altos índices de fracasso escolar na alfabetização e que os jogos digitais apresentam contribuições para este aprendizado. Além disso, observou-se que a BNCC (2017) contempla as tecnologias no ensino de Língua Portuguesa e indica a ampliação dos gêneros textuais por meio da cultura digital.
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