A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS
Abstract
O objetivo geral deste estudo foi explorar o potencial pedagógico dos multiletramentos articulado à contação de histórias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando as conexões entre práticas multimodais e a promoção da criatividade, conforme os referenciais de Saturnino de La Torre e de autores do campo dos multiletramentos. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, buscando compreender como as práticas de multiletramentos podem ser integradas à contação de histórias para favorecer o desenvolvimento criativo dos estudantes e subsidiar a formação docente contínua. Os resultados apontam para o potencial das estratégias didáticas inovadoras e criativas na ampliação de repertórios expressivos e na valorização da diversidade cultural e tecnológica em sala de aula. Conclui-se que a inserção planejada e crítica dos multiletramentos na contação de histórias contribui significativamente para o desenvolvimento das competências comunicativas e criativas dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece as práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica.
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