AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL – TO
Abstract
Este relato descreve a experiência vivenciada durante a execução de um projeto de extensão voltado para a sinalização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em escolas públicas de ensino fundamental de Porto Nacional - TO. Foram realizadas visitas a cinco escolas, com o intuito de capacitar educadores para a identificação precoce dos sinais, por meio de cartazes informativos e sessões de sensibilização. No entanto, verificou-se resistência por parte de alguns professores e gestores, o que teve grande impacto no engajamento com o tema. Além disso, foi evidenciada a dificuldade dos educadores em abordar o assunto com os pais, em razão do estigma associado ao transtorno. Logo, o presente relato explora essas barreiras e sugere reflexões sobre a importância do diálogo entre escola e família para a melhor compreensão do TDAH.
References
CUNHA, V. L. O., SILVA, C. da., LOURENCETTI, M. D., PADULA N. A. M. R., CAPELLINI, S. A. Desempenho de Escolares Com Transtorno De Déficit de Atenção e Hiperatividade em Tarefas Metalinguísticas e de Leitura. Revista CEFAC, Campinas, v. 15, n. 1, p. 40-50, jan.-fev. 2013.;
DRECHSLER, R., BREM, S., BRANDEIS D,. ADHD: Current Concepts and Treatments in Children and Adolescents. Neuropediatrics, Zugangsdaten, v. 51, n. 5, p. 315-35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1055/s-0040-1701658. Acesso em 30 jul. 2024.
MCLEOD, J. D., FETTES, D. L., JENSEN, P. S., PESCOSOLIDO, B. A., MARTIN, J. K. Public knowledge, beliefs, and treatment preferences concerning attention-deficit hyperactivity disorder. Psychiatric Services, Washington, v. 58, n. 5, p. 626-631, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1176/ps.2007.58.5.626. Acesso em 30 jul. 2024.
WOLRAICH, M. L., HAGAN, J. F., ALLAN, C., CHAN, DAVISON, D., EARLS, M., ZURHELLEN, W. Clinical practice guideline for the diagnosis, evaluation, and treatment of attention-deficit/hyperactivity disorder in children and adolescents. Pediatrics, Duke, v. 144, n. 4, p. e20192528, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2019-2528. Acesso em 30 jul. 2024.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








