CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PESQUISA PARTICIPATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
Este artigo trata da aprendizagem no ensino de História no 9º ano do Ensino Fundamental, tendo o Laboratório de Informática como recurso tecnológico para aprendizagem dos conteúdos. Objetiva realizar uma correlação assertiva com o cotidiano em sala de aula, com o professor e a tecnologia como incentivadores para uma construção crítica do conhecimento. É uma pesquisa participativa abordagem qualitativa, e um dos pesquisadores foi o condutor do experimento, fundamentado na teoria da aprendizagem, de Vygotsky (1999; 2007). Algumas questões subsidiam a análise: quais recursos didáticos tecnológicos contribuem para a aprendizagem dos conteúdos de História? Como os alunos percebem a informática na aprendizagem ao visitar lugares de eventos históricos pela pesquisa de observação no Google Maps, Google Earth, vídeos, filmes? Há aceitação dos alunos pelas aulas no Laboratório de Informática? A participação evidenciou a capacidade e a habilidade deles para investigar e contraditar os conteúdos de forma crítica e participativa.
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