EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA AGROECOLÓGICA
Abstract
O presente artigo visa desenvolver reflexões em torno das potencialidades do Ensino da Matemática inserido na Educação do Campo, por meio de um estudo de caso na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo, localizada em Taquaruçu Grande, zona rural de Palmas, Tocantins. Trata-se de um recorte do Trabalho de Conclusão de curso que apresenta análise qualitativa de dados coletados na vivência e observação do cotidiano escolar e na interação com a comunidade pedagógica, bem como os documentos norteadores da instituição e o material didático elaborado especificamente para o contexto da educação do campo: o caderno do campo. Foi possível concluir que o uso dos espaços inerentes à estrutura agroecológica e do modelo educativo pedagogia da alternância possibilitam uma aprendizagem significativa da disciplina Matemática, tornando os conceitos matemáticos mais acessíveis; e vão além, possibilitam que o processo ensino-aprendizagem ultrapasse o currículo tradicional e alcance uma educação transformadora, multidisciplinar, com valorização do ambiente e da cultura rural.
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