A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
O presente trabalho trata de um estudo de caso sobre a influência da Literatura Infantil na formação de alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Objetivo, em Palmas, Tocantins. Buscou-se refletir sobre a importância do trabalho com a Literatura Infanto-Juvenil no ensino de língua materna e da influência familiar na construção do hábito de leitura. Foram tomados como embasamento teórico os estudos de Abramovich (1997), Coelho (2000), Cavalcanti (2002) e Cosson (2014) sobre a relevância da leitura e das histórias voltadas para crianças no desenvolvimento infantil . A partir de uma análise qualitativa dos dados coletados, percebeu-se que a literatura Infanto-Juvenil se faz bastante presente nas práticas de leitura das crianças, e que tanto a escola quanto a família exercem grande influência nessas práticas enquanto agentes de formação de leitores. Contudo, é necessário o estabelecimento de atividades que mantenham o gosto pela leitura que já possuem, para que futuramente tornem-se leitores adultos críticos. Essa pesquisa abordou uma realidade específica, mas propõe reflexões em âmbito geral, se fazendo importante assim, para que professores em exercício reflitam sobre sua prática no que diz respeito ao ensino da literatura e para que os professores em formação tomem consciência da importância desse ensino.
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