EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, PLANEJAMENTO E O APRENDIZADO DE PROFESSORES E TUTORES À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este relato de experiência descreve os processos de planejamento, ensino e aprendizado de professores e tutores do curso à distância de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Tocantins, Unitins. O objetivo de relatar a vivência de uma equipe multidisciplinar buscou demonstrar a importância ao planejamento e ao modo como esta modalidade de ensino contribui prática e teoricamente para formação profissional tanto de professores e discentes. Utilizou-se como método registros textual e narrativo de cada membro da equipe participante do relato, meio que possibilitou trazer à luz temas discutidos, no que diz respeito à forma e base epistemológica que fundamenta a disciplina, como também o aprendizado de diferentes profissionais na modalidade à distância. Nas considerações finais, foi possível atentar que o planejamento da disciplina possibilitou a compreensão dos acadêmicos em sua atuação profissional, como também, o apontamento de possíveis melhorias relacionadas à comunicação entre gestão e colegiado
Referências
BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 2010.
CALDEIRA, Jorge. História da riqueza no Brasil: Cinco séculos de pessoas, costumes e governos. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GALEFFI, Dante Augusto; MODESTO, Maria Aparecida; SOUZA, Cláudio Reynaldo (Org.). Epistemologia, construção do conhecimento e difusão do conhecimento: perspectivas em ação. Salvador: EDUNEB, 2011.
MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: Introdução à Sociologia Compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2021.
SENADO FEDERAL. Manual de Comunicação da Secom: à distância/à distância de. 2024. Disponível em:
UNITINS. Manual para servidores e bolsistas do projeto TO Graduado. Palmas: Unitins, 2023.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).