EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, PLANEJAMENTO E O APRENDIZADO DE PROFESSORES E TUTORES À DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Educação à Distância. Professor Tutor. Unitins. TO Graduado. Gestão Pública.

Resumo

Este relato de experiência descreve os processos de planejamento, ensino e aprendizado de professores e tutores do curso à distância de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Estadual do Tocantins, Unitins. O objetivo de relatar a vivência de uma equipe multidisciplinar buscou demonstrar a importância ao planejamento e ao modo como esta modalidade de ensino contribui prática e teoricamente para formação profissional tanto de professores e discentes. Utilizou-se como método registros textual e narrativo de cada membro da equipe participante do relato, meio que possibilitou trazer à luz temas discutidos, no que diz respeito à forma e base epistemológica que fundamenta a disciplina, como também o aprendizado de diferentes profissionais na modalidade à distância. Nas considerações finais, foi possível atentar que o planejamento da disciplina possibilitou a compreensão dos acadêmicos em sua atuação profissional, como também, o apontamento de possíveis melhorias relacionadas à comunicação entre gestão e colegiado

Biografia do Autor

Caio Monteiro Melo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

[1]Graduado em História (PUC/GO), Mestre em Educação (UFBA) e Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Atualmente é professor coordenador bolsista no projeto TO Graduado no curso de Gestão Pública (Unitins), professor efetivo da Unitins e da Seduc/TO. 

Ana Carolina Ramos de Jesus, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em História (UFT), Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira (ULBRA) e Mestre em Historia das Populações Amazônicas (UFT). Atualmente é professora da Seduc-TO e professora auxiliar bolsista no projeto TO Graduado no curso de Gestão Pública (Unitins). 

Adriano Nogueira da Fonseca, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo (Unitins). Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação, Sociedade e Meio Ambiente e Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos (UFT). Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Atualmente é professor tutor EaD no curso de Gestão Pública do Projeto TO Graduado (Unitins) e Chefe de Redação da TV Anhanguera.

Jessielane Jader Coelho da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Direito (Unitins). Pós-graduação Lato Sensu em Direito Civil e Processo Civil (UniArnaldo) e em Educação, Sociedade e Violência (Unitins). Atualmente é Advogada, servidora efetiva da Unitins onde atua como assessora jurídica e professora tutora EaD no curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto TO Graduado (Unitins).

Elizângela G. Quintana Gonçalves, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras (UFT), Bacharel em Direito (FACTO), Mestre em Letras (UFT). Atualmente é professora tutora EaD no curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto TO Graduado (Unitins). Conciliadora e facilitadora no TJ/TO.

Jorlan Lima Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduado em Pedagogia (Unip), Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Unifesspa). Atualmente é professor na Unitins Campus Araguatins.

Referências

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Publicado
2024-12-02