A PERCEPÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE EM RELAÇÃO AO ENFRENTAMENTO À MORTALIDADE INFANTIL EM TERRITÓRIOS DA 22ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ: ELEMENTOS QUE ANTECEDEM A PEC DOS 20 ANOS
Resumo
O presente artigo busca refletir a percepção dos secretários municipais de saúde dos territórios de Ivaiporã, Jardim Alegre e Rosário do Ivaí acerca do enfrentamento à mortalidade infantil. Os dados decorrem do relatório de mestrado de setembro de 2017. Como resultado observou-se o perfil de uma gestão pública desfocada em relação as normativas do SUS. Em um cenário de volta de altas taxas de mortalidade infantil, este trabalho busca pontuar elementos que subsidiem reflexões acerca de questões que antecedem a PEC do congelamento dos gastos por 20 anos, e que corroboram com a volta da cara realidade da TMI no Brasil.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).