A URGÊNCIA DE MODERNIZAR E INOVAR NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE: CONTRIBUTOS PARA A REFLEXÃO

  • Paulo Jorge Henriques Universidade Católica de Moçambique
Palavras-chave: Urgência. Modernizar. Inovar. Ensino. Técnico-profissional.

Resumo

Este estudo teve por objectivo refletir sobre a urgência de modernizar e inovar no ensino técnico profissional em Moçambique. O estudo exploratório e de natureza qualitativa envolveu 32 sujeitos, sendo dois gestores, dez professores e vinte estudantes. A colecta de dados foi realizada através da  entrevista do tipo semi-estruturada e pelo questionário por inquérito e analisados com auxilio da técnica de análise de conteúdo categorial. Os resultados indicam que, de modo geral, uma necessária e urgente modernização e inovação do ensino técnico profissional em Moçambique e deve ter por base a intensificação do uso das tecnologias digitais nas instituições de ensino técnico profissional, aliada à formação permanente de todos envolvidos de modo a garantir o melhor uso e manutenção desses recursos. Pelo que, autores renomados no assunto ensinam que introduzir uma inovação educativa implica em mudança planeada com a finalidade de incluir novos conhecimentos à organização, instituição ou sistema, para satisfazer aos objetivos que motivam a própria inovação. A inovação educativa pode assim, ser percebida como a busca de respostas aos desafios presentes na dinâmica dos processos escolares. Apesar de existir ao nível das instituições de formação técnico profissional em relação a integração e uso de recursos tecnológicos, portanto, existem alguns aspectos que devem ser melhorados para que a integração seja efetiva e se subscrevem resumidamente no apetrechamento dos equipamentos e distribuição para os estudantes (ex: tablets), disponibilidade de internet de qualidade e capacitação do pessoal para o devido uso.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Henriques, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Inovações Educativas na Faculdade de Educação e Comunicação, da Universidade Católica de Moçambique. Mestre em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique. Licenciado em Gestão e Contabilidade, pela Universidade Mussa Bin Bique. Docente nas disciplinas de Fiscalidade e Auditoria Fiscal, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique.

Referências

Referencias
Ana Paula dos Santos Pinto, A. P. D. (2010). As políticas nacionais, os planos estratégicos de educação e o ensino técnico profissional em Moçambique. Disponível em 38680319.pdf.
Bolivar, António. (2003). Como melhorar as Escolas. Estratégias e dinâmicas de melhoria das práticas educativas. Porto: Edições Asa.
Cardoso, Ana Paula (2003). A recetividade à mudança e inovação pedagógica. Porto: Asa.
Cordeiro, M. de. M.; Pozzo, D. N. (2015). O processo de inovação na Educação: um estudo em uma organização educacional. Novo Hamburgo. Revista do ICSA: Gestão e Desenvolvimento. V. 12, n°2, p. 130-149, Ago.
Correia, E. (1994). Inovação Educacional: Um percurso. Duas dinâmicas. Porto: Areal Editores.
Croizer, M. (1982). Mudança individual e mudança coletiva. In A. F. Barroso, B. M. Silva. J. Vala, M. Benedita e M. H. Catarro (Orgs.). Mudança social e Psicologia Social. Lisboa: Livros Horizonte.
Costa, M. da. L. M. V. F. (2008). A promoção da inovação e mudança nas escolas do 1° ciclo em agrupamento, no conselho de Loures. (Dissertação). Lisboa: Universidade Aberta.
Delors, J. (2010). Um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília DF. Disponível em: http://www.ceeja.ufscar.br/relatorio-jacks-delors.
Fernandes, Ana Cristina Ferro. (2014). Práticas Pedagógicas no Ensino Profissional. Coimbra: ESEC.
Fullan, Michael. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: Asa.
Nóvoa, A. (1995). Vidas de Professores. Porto: ASA.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo. 2005. Disponível em: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf.
Patrício, M. F. (1988). A inovação no centro da reforma educativa. Inovação. Revista do Instituto de Inovação Educacional, vol. 1, nº1, p.5-12.
Perrenoud, P. (2002). Aprender a negociar a mudança em educação. Porto: Asa.
Plano Tecnológico da Educação. (2011). 1a Versão. República de Moçambique.
Publicado
2024-11-25